ESCOLA DE TEATRO GOMES CAMPOS


      Neste fim de semana um grande momento para Artes Cênicas aconteceu na Escola de Teatro Gomes Campos. Enquanto muitos iniciantes  das artes se empenham ativamente e de forma consciente contribuindo para aquela instituição, ainda há muitos que arrotam serem artistas e se acomodam em suas produções pessoais e individuais sem ao menos perceberem que a Escola de Teatro é uma conquista do todo teatral. Ah! mais que todo? Se olharmos apenas para nosso umbigo é sempre mais fácil! E que importa as próximas gerações?
Imaginem quem estará nas conquistas das artes no futuro se não há lideres, artistas consciente de sua missão! Que merda de missão!
Quando em 2007 a Escola de Teatro Gomes Campos surgiu, havia ocorrido até essa conquista uma grande e incansável busca e empenho de muitos que há muito tempo batalham pelo Teatro neste Estado. Nessa busca, o professor Aci Capelo e muitos que juntos se envolveram como um só, nesta luta que deveria ser uma conquista de todo artista que vive neste Estado.
Não falo apenas como aluna da primeira turma de teatro, falo como artista, como  instrutora que pensa no futuro, nas próximas gerações, na contribuição que poderemos deixar para os que virão depois. Qual a projeção do Teatro  para este Estado? Até que ponto a arte será mais importante que minha vaidades pessoais? Meus objetivos, meus só meus? Achar-me essencial para arte, mais que a arte em si? Posar para fotos é sempre mais cômodo! Agora pegar uma estrada...
Tenho percebido diante do trabalho de formiguinha, diante  produções do Puty Teatro Labore , nas buscas de realizar alguns projetos, atitudes minúsculas, do tamanho das pessoas que exercem.
Acreditar que é maldade? Não... são coisas que fazem parte de um pensamento, do interior destas criaturas.
Dizer que não tem mercado para todos é um pensamento muito pequeno diante do potencial que há! Tirar um cartaz da parede só porque você oferece o mesmo produto, isso não me impedirá de trabalhar! Mas me mostra o seu retrato real, sem mascarás. Retrato miúdo que não projeta, não contribui para arte!
Mais que contribuição uma instituição como a Escola de Teatro pode oferecer?
E foi extamente essa a grande contribuição que a Escola de Teatro me propôs, através da escola de teatro Gomes Campos decide assumir ser Atriz, com qualidade técnica, profissional e humana. A escola me proporcionou ver grande como Agente da Ação, com potencial de realizar para a arte de forma profissional, a fazer coisas do tamanho da dimensão da verdadeira arte!
Durante meu trajeto na escola paralelo ao curso de teatro, fiz também cinema e tudo que poderia ser impossível fazer. E apesar de todas as dificuldades enfrentadas por nossa primeira turma, muitas vezes para produzir coisas simples tínhamos o impedimento de estrutura e ainda assim isso não se tornava impedimento para a alma de cada pessoa que estava ali compondo aqueles primeiros momentos dentro da escola, por que em nossa áurea e em nossos sonhos se tornaram um único projeto e todos compartilhavam de um mesmo desejo e um mesmo anseio. Aquela alegria de estarmos ali, produzir, fazer daquele instante, preenche-lo muitas vezes com a dimensão do tamanho da nossa missão na arte.
Na Escola de Teatro, muitos passaram apenas, outros viveram momentos, há aqueles que se tornaram o perfume daquele lugar, há os que vibram em seus ventos novos, a alguns que estão vivos sempre, alguns jamais entraram naquela dimensão, e muitos jamais alcançarão as portas daquela instituição, porque suas asas não voam na altura da Dimensão e o Sentido daquele espaço! 
"Aprendam a amar a arte em vocês mesmos, e não vocês mesmos na arte." (Constantin Stanislávski)
Parabéns á todos os alunos, ex alunos, professores e amigos da Escola de Teatro Gomes Campos pelo evento que nos proporcionou reflexões profundas sobre, O Teatro no Piauí.

Sandra Loiola

Comentários

  1. Feliz Dia do Teatro.
    Ainda não dá pra gritar de peito escancarado.
    Mas parabenizo a "todos que fazem das tripas coração" pelo empenho-desempenho em garantir o futuro dessa arte milenar no estado do Piauí. Estado desmoralizado politicamente na atualidade por diversas razões que não me cabem tecê-las aqui e agora.
    Parabenizo aos alunos e ex-alunos e me incluo também, ao Faustino Júnior com sua atuação no interior mas precisamente em Castelo do Piauí, aos demais que estão por aí espalhados contribuindo para que o Teatro continue dando alguns respiros, enfim, parabéns Sandra Loiola por seus trabalhos e força na busca de mais crescimento junto aos seus pupilos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário