POR QUE FAÇO TEATRO?
Fui convidada pela Escola de
Teatro Gomes Campos para ministrar uma aula de 3 horas de aula na Instituição
na qual fui aluna da primeira turma em 2007. Durante meu planejamento da aula
fazia uma profunda reflexão sobre minha caminhada no teatro, sobre experiências,
vivências ao longo dos anos que me trouxeram até este ponto onde me encontro.
Muitos pensamentos se passaram
em mim e baseada nisso fiz a aula.
Não posso deixar que esta geração repetisse caminhos
desgastantes nesta longa estrada da arte dramática e que uma geração inteira
repitam atitudes, ações,comportamentos que nada acrescente a eles mesmos e ao
teatro. Comportamentos que atrasam a evolução da arte!
Durante a aula que foi breve(3
horas) porem profunda, alguns questionamentos foram instigados para os
participantes: Porque estão no teatro? Que sentimentos regem tua presença no
teatro? Qual é a matéria prima do ator? Qual é seu principal instrumento? Quantas
pessoas passam uma vida no teatro e ainda não sabem coisas tão básicas, porém
fundamentais?
Acredito que só através de um profundo amor é possível persistir
na arte do teatro. É de fundamental importância a consciência desta geração
que, o teatro é construído pelo homem para o homem e sobre homem com disse
Stanislavsk. E que o
ator deve ter de um amor sem medida pela a alma humana. A primeira, a sua
própria alma! Conhecer a si mesmo e compreender também o outro. A complexidade
da alma humana não deve ser impedimento artístico e sim, elevação e objeto
primordial para a vivência das relações no teatro.
Só é possível construir um teatro de nível elevado de qualidade
artística se estes artistas compreenderem a importância de serem cada
dia um pouco melhores, como seres humanos.
Ao contrario disso o que
percebemos que atualmente a intolerância e a insensibilidade
estão permeado o mundo e o caos se instala. Que o ego é foco principal, as
vaidades que alimentam almas vazias, sem nenhuma solidez. Calçadas por
potenciais ilustrativos de estético e artísticos e se perdem entre: está sobre
a mira mais iluminada do holofote e o espaço que ocupa seu ego inflado.
Esquecem se do principal, do essencial: o teatro!
Qual é a matéria prima do ator
se não a sua própria alma? Para que não se perca em seus processos criativos e
atrasem seus processos evolutivos. Castrando a sensibilidade e amor a
si mesmo, ao outro como a si mesmo e assim consequentemente o
teatro ganha, com almas que conseguem, que se permitem evoluir. E com almas
assim, o teatro cumpre seu papel, assim com almas conscientes de sua
missão como artistas.
Jamais perderei minha alma por uma migalha de vento que não me
traz paz e nem valor humano e consequentemente,
nem valor artístico!
Respeitem quem esta aqui, que chegou primeiro! Respeitem e
aprendam com que chegou primeiro. Respeite a estória da pessoa, de seus professores,
de suas mestras. Absorvam o que acham importante absorver! Mesmo que as vezes
você acha que o outro não tem muito para lhe acrescentar. Instigue os
professores,pergunte, busque,estude. Vá atrás das respostas,absorva,absorva...
E depois se desejar largar tudo siga sua própria estória, confie nesta
estória, acredite no seu caminho! Siga adiante do que tua alma se senti completa. Nunca
jamais, corrompa seus valores mais seus. Jamais façam algo que agridam a se
mesmo. Sigam!
O teatro é o principal e você deve ser útil para esta nele!
Acrescente-se como
uma grande alma que, assim o teatro permitirá tua presença nele!
O teatro: este é foco, o sentido dele é o coletivo, portanto, se
conheça!
Não se percam em relações de
brigas, vaidades desmedidas. Pois só assim o espetáculo acontece!
“Não se pode existir em
cena,realizar um espetáculo teatral só pelo próprio prazer do processo
criativo. Sim, devemos amar a arte mais não pelos triunfos e pelo prazer que
ela nos proporciona, mas principalmente pelo direito de nos COMUNICAR com o
espectador, com o nosso semelhante.
Essa preocupação só é possível quando os pensamentos, as
preocupações,enfim tudo de que vive o espectador,preocupe profundamente o
ator, e quando simultaneamente tudo o que vive o ator em cena possa interessar
e preocupar o espectador. Pois o único critério para avaliar um espetáculo é a
influencia sobre os espectadores!”
E não se percam nas relações! Sejam companheiros, respeitem os
colegas. Brigar pelo o que? Para que? O que que têm aqui para vocês brigarem? O
que é que tem aqui,no nosso teatro para brigarmos?
Sempre respeito muito as pessoas que trabalham comigo, sou irmã delas. Quem entra em cena comigo é meu irmão consanguíneo. As minhas relações sempre foram como irmãos. Mais isso não significa que eu encontrei colegas assim para comigo. Nunca recebi nada numa bandeja.Tudo foi sempre com muita persistência e busca, amor. Sejam felizes no teatro!
Só é possível viver no teatro se formos capazes de tocar os corações(publico)!
Portanto precisamos alcança-lo o nosso primeiro!
Sempre respeito muito as pessoas que trabalham comigo, sou irmã delas. Quem entra em cena comigo é meu irmão consanguíneo. As minhas relações sempre foram como irmãos. Mais isso não significa que eu encontrei colegas assim para comigo. Nunca recebi nada numa bandeja.Tudo foi sempre com muita persistência e busca, amor. Sejam felizes no teatro!
Só é possível viver no teatro se formos capazes de tocar os corações(publico)!
Portanto precisamos alcança-lo o nosso primeiro!
“Ame o teatro em você e não você na arte!(Eugenio Kusnet)”
Atriz e Diretora
Sandra Loiola
Atriz e Diretora
Sandra Loiola
(Puty Teatro Labore)
compartilho inteiramente das mesmas ideias, elas são de extrema importância para todos nós, abrindo portas para um refletir, questionar, o que não temos o habito de fazer - infelizmente - mas que nos permite o fortalecimento e clareza de nossas intenções com a arte, e dela para conosco....
ResponderExcluirÓtimo texto, pena que nem todo mundo entende que o teatro é muito maior que você mesmo, algo que vai muito além de ego, fama e glamour!!
ResponderExcluirFoi muito boa essa aula,queremos bis rsrs!!!
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