THE PROJECTO MAGDALENAS
A atriz e Diretora do Puty Teatro Labore Sandra Loiola, participou em
2012 do Festival Internacional de teatro feito por mulheres, em
Florianoplolis/ Brasil(Vertice Brasil) . O festival recebe artistas de
diversas partes do mundo e neste encontro que durou mais de uma semana elas
conviveram em regime de residências- artista onde participavam de curso,
workshops, Debates,Palestra, apresentações e criações artísticas, trocas e
intercambio com artistas de personalidades e linguagem artísticas e estéticas
distintos.
Este festival é ligado a The Magdalena Project uma
rede ampla que existe há 28 anos em mais de 50 países. é uma
organização internacional fundada por Jill Grenhalgh (País de Gales, Reino
Unido), com colaboração entre outras de Geddy Aniksdal (Noruega) e Julia Varley
(Inglaterra Dinamarca)em 1986 que se tornou uma rede de intercâmbio artístico e
cultural que é composto por mulheres de diferentes países e tem como
objetivo promover a criação de espaços de produção, pesquisa e divulgação do
trabalho Artístico feito por mulheres. Foi criado em 1986 por artistas
de cinco continentes. O Projeto Magdalena nasceu em uma mesa de café em
Trevignano, Itália , em 1983, em agosto de 1986, 38 profissionais atrizes
praticantes mulheres de teatro de 15 países reuniram-se em país Cardiff, País
de Gales.. É uma rede cultural dinâmica, fornecendo uma plataforma para o
trabalho das mulheres e possibilita a visibilidade de sua criação
artística.
O Projeto Magdalena (The Magdalena Project) é uma rede dinâmica
de mulheres de teatro, de caráter multicultural, que surgiu como um espaço de
discussão, troca e apoio mútuo visando gerar visibilidade ao trabalho artístico
de mulheres. Através da rede, praticantes de teatro de todo o mundo, sejam
companhias, artistas individuais ou acadêmicas, encontraram um espaço crítico
de reconhecimento do seu trabalho. E durante tantos anos sedimentou como uma
organização autônoma e com características de auto-seleção, hoje presente em
mais de 50 países e em constante transformaçãoe crescimento.
O Projeto pode ser identificado a partir de várias de suas atividades,
como festivais, encontros, conferências, workshops, processos de
criação colaborativos, documentários, livros, filmes, publicações periódicas e
um fórum virtual, entre outras, mas sua essência transcende em muito a soma de
suas partes. Para Susan Bassnett, autora do livro Magdalena -
International Women’s Experimental Theatre,o primeiro dedicado ao tema, o
Projeto Magdalena é caracterizado fundamentalmente pela fluidez: “não a
fluidez de uma massa solta amorfa, mas uma fluidez que é um poder móvel que
aumenta e diminui de acordo com o poder psíquico do indivíduo e tem sido uma
pedra fundamental na criatividade e no pensamento feminista” (BASSNETT apud
FRY, 2007, p. 13, trad. nossa).
Desde a sua fundação, como um espaço original – e único – de troca e
compartilhamento de metodologias e práticas em constante aprimoramento e
atualização, o projeto se revelou entrelaçado com a perspectiva da
intercultural idade, através de encontros, festivais e publicações que procuram
estimular a experiência de mulheres de diferentes culturas. Tanto quanto no
caráter da rede como um todo, que se apoia na pluralidade e no diálogo,
podemos encontrar na prática de suas integrantes, individualmente, aspectos
ligados ao hibridismo e à ocupação de territórios fronteiriços. Trata-se,
sobretudo, de um espaço de investigação que se reporta a diferentes tradições
cênicas e culturais para gerar um ambiente fértil na construção de novas
poéticas teatrais.
As centenas de eventos já realizados nos durante quase 30 anos de
existência trazem no âmago a necessidade e o desejo de reconhecimentodo
outro.De acordo com Jill Greenhalgh, fundadora do Projeto, suas estratégias de
organizaçãoe sobrevivência estão alicerçadas em uma estrutura horizontal.
Dentro desta proposta a 16 Edição
do Projeto Esforço Cultural que foi realizada no mês passado pelo grupo de
Teatro Puty Teatro Labore que têm a direção da Atriz e Diretora Sandra Loiola
que organizou o Primeiro Encontro com artistas Criadoras
das mais diversas áreas das artes e ministrou uma palestra onde foi
apresentada toda organização da rede Magdalenas. Com reflexões urgentes e
necessárias sobre ocupação da mulher na arte, sua missão como: O
que eu deixo de herança, registro da minha passagem na arte?
Meus
últimos trabalhos refletem verdades sobre minha alma? Meu trabalho
Provoca a Sociedade? Que fronteira quer alcançar?
Por que estou distante do local que
me cabi? O palco?
Diante
destes questionamentos que geram tantos outros não será simples respondermos
antes de uma profunda reflexão sobre nós mesmas sobre as buscas latentes das
mulheres diante da hístória onde foi por muitas vezes impedidas de escrever sua
própria historia. Tomar consciência de sua arte e de que contribuição ela pode
gerar primeiro em nós mesmas para assim chegarmos ao outro, na sociedade.
Meus trabalhos
refletem verdades pessoais sobre mim? Sobre verdades que acredito? Eles colocam
o dedo na sociedade? Meus trabalhos provocam a sociedade? Que fronteiras querem
alcançar?
Questionamentos fortes e
reflexivos que colocaram todas ali a tocarem um local interior e a perguntar a
si mesma!
Algumas
desabafaram da vontade de deixarem algo de heranças, após tantos anos de
teatro. Mais como fazê-lo? Como se organizar? Por onde começar?
Estas reflexões
ficaram latentes na atriz Sandra Loiola aparti do encontro que participou em
2012 e se comprometeu a realizar uma palestra sobre esta experiência que lhe
fez Voltar os olhos para sua prática e linguagem teatral com
reflexões profundas sobre sua contribuição na arte, sua missão.
Percebi o quanto
somos falhas em construir a nossa memória legado (registro) de nossa prática
teatral. E o quanto é complicado e difícil a missão de ser atriz especialmente
no Piaui. Enfrentamos uma barreira enorme diante de um estado em que não
temos uma formação superior, uma organização quanto classe, valorização da
arte, um incentivo ao desenvolvimento da arte e dos artistas que aqui vivem e
batalham dia a dia.
É inadmissível um estado
como o nosso não ter uma graduação em Artes Cênicas! Impossibilitando a
pesquisa, legado e o crescimento cultural das artístas.
Site:http://www.themagdalenaproject.org/en/category/image-galleries/images-archiv
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