THE PROJECTO MAGDALENAS



A atriz e Diretora do Puty Teatro Labore Sandra Loiola, participou em 2012 do  Festival Internacional de teatro feito por mulheres, em Florianoplolis/ Brasil(Vertice Brasil) .  O festival recebe artistas de diversas partes do mundo e neste encontro que durou mais de uma semana elas conviveram em regime de residências- artista onde participavam de curso, workshops, Debates,Palestra, apresentações e criações artísticas, trocas e intercambio com artistas de personalidades e linguagem artísticas e  estéticas distintos.
Este festival é ligado a The Magdalena Project  uma rede ampla que existe há  28 anos em mais de 50 países. é uma organização internacional fundada por Jill Grenhalgh (País de Gales, Reino Unido), com colaboração entre outras de Geddy Aniksdal (Noruega) e Julia Varley (Inglaterra Dinamarca)em 1986 que se tornou uma rede de intercâmbio artístico e cultural que é composto por mulheres de diferentes países e tem como objetivo promover a criação de espaços de produção, pesquisa e divulgação do trabalho Artístico feito por mulheres. Foi criado em 1986 por artistas de cinco continentes.  O Projeto Magdalena nasceu em uma mesa de café em Trevignano, Itália , em 1983, em agosto de 1986, 38 profissionais atrizes praticantes mulheres de teatro de 15 países reuniram-se em país Cardiff, País de Gales.. É uma rede cultural dinâmica, fornecendo uma plataforma para o trabalho das mulheres  e possibilita a visibilidade de sua criação artística.

O Projeto Magdalena (The Magdalena Project) é uma rede dinâmica de mulheres de teatro, de caráter multicultural, que surgiu como um espaço de discussão, troca e apoio mútuo visando gerar visibilidade ao trabalho artístico de mulheres. Através da rede, praticantes de teatro de todo o mundo, sejam companhias, artistas individuais ou acadêmicas, encontraram um espaço crítico de reconhecimento do seu trabalho. E durante tantos anos sedimentou como uma organização autônoma e com características de auto-seleção, hoje presente em mais de 50 países e em constante transformaçãoe crescimento.
O Projeto pode ser identificado a partir de várias de suas atividades, como festivais, encontros, conferências, workshops, processos de criação colaborativos, documentários, livros, filmes, publicações periódicas e um fórum virtual, entre outras, mas sua essência transcende em muito a soma de suas partes. Para Susan Bassnett, autora do livro Magdalena - International Women’s Experimental Theatre,o primeiro dedicado ao tema, o Projeto Magdalena é caracterizado fundamentalmente pela fluidez: “não a fluidez de uma massa solta amorfa, mas uma fluidez que é um poder móvel que aumenta e diminui de acordo com o poder psíquico do indivíduo e tem sido uma pedra fundamental na criatividade e no pensamento feminista” (BASSNETT apud FRY, 2007, p. 13, trad. nossa).
Desde a sua fundação, como um espaço original – e único – de troca e compartilhamento de metodologias e práticas em constante aprimoramento e atualização, o projeto se revelou entrelaçado com a perspectiva da intercultural idade, através de encontros, festivais e publicações que procuram estimular a experiência de mulheres de diferentes culturas. Tanto quanto no caráter da rede como um todo, que se apoia na pluralidade e no diálogo, podemos encontrar na prática de suas integrantes, individualmente, aspectos ligados ao hibridismo e à ocupação de territórios fronteiriços. Trata-se, sobretudo, de um espaço de investigação que se reporta a diferentes tradições cênicas e culturais para gerar um ambiente fértil na construção de novas poéticas teatrais.
 As centenas de eventos já realizados nos durante quase 30 anos de  existência trazem no âmago a necessidade e o desejo de reconhecimentodo outro.De acordo com Jill Greenhalgh, fundadora do Projeto, suas estratégias de organizaçãoe sobrevivência estão alicerçadas em uma estrutura horizontal.

       Dentro desta proposta a 16 Edição do Projeto Esforço Cultural que foi realizada no mês passado pelo grupo de Teatro Puty Teatro Labore que têm a direção da Atriz e Diretora Sandra Loiola que organizou o Primeiro Encontro com artistas Criadoras das mais diversas áreas das artes e ministrou  uma palestra onde foi apresentada  toda organização da rede Magdalenas. Com reflexões urgentes e necessárias sobre ocupação da mulher na arte, sua missão  como:     O que eu deixo de herança, registro da minha passagem na arte?
          Meus últimos trabalhos refletem verdades sobre minha alma?  Meu trabalho Provoca a Sociedade? Que fronteira quer alcançar? 
      Por que estou distante do local que me cabi? O palco?
         
         Diante destes questionamentos que geram tantos outros não será simples respondermos antes de uma profunda reflexão sobre nós mesmas sobre as buscas latentes das mulheres diante da hístória onde foi por muitas vezes impedidas de escrever sua própria historia. Tomar consciência de sua arte e de que contribuição ela pode gerar primeiro em nós mesmas para assim chegarmos ao outro, na sociedade.
         Meus trabalhos refletem verdades pessoais sobre mim? Sobre verdades que acredito? Eles colocam o dedo na sociedade? Meus trabalhos provocam a sociedade? Que fronteiras querem alcançar?
        Questionamentos fortes e reflexivos que colocaram todas ali a tocarem um local interior e a perguntar a si mesma!
         Algumas desabafaram da vontade de deixarem algo de heranças, após tantos anos de teatro. Mais como fazê-lo? Como se organizar? Por onde começar?
         Estas reflexões ficaram latentes na atriz Sandra Loiola aparti do encontro que participou em 2012 e se comprometeu a realizar uma palestra sobre esta experiência que lhe fez  Voltar os olhos para sua   prática e linguagem teatral com reflexões  profundas sobre sua contribuição na arte, sua missão.
         Percebi o quanto somos falhas em construir a nossa memória legado (registro) de nossa prática teatral. E o quanto é complicado e difícil a missão de ser atriz especialmente no Piaui.  Enfrentamos uma barreira enorme diante de um estado em que não temos uma formação superior, uma organização quanto classe, valorização da arte, um incentivo ao desenvolvimento da arte e dos artistas que aqui vivem e batalham dia a dia.
        É inadmissível um estado como o nosso não ter uma graduação em Artes Cênicas! Impossibilitando a pesquisa, legado e o crescimento cultural das artístas.
Site:http://www.themagdalenaproject.org/en/category/image-galleries/images-archiv

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