17 Edição do Esforço Cultural: II Encontro de Artístas Criadoras do Piauí.







II Encontro de Artistas Criadoras do Piaui;

Passou imensamente rápido o mês e logo chegou o dia do nosso II Encontro de Artístas Criadoras dentro de mais uma edição do Projeto Esforço Cultural. Chamo de encontro de artistas criadoras para deixar o espaço aberto para ocupação de artistas de todo o seguimento da cultura. Alguns questionamentos ainda circulam em nossas cabeças sobre o ultimo encontro. Definimos a data de um feriado para o segundo encontro de forma que pudéssemos reencontrar as participantes do I encontro e assim conseguir que outras


mulheres pudessem participar, já que era feriado!
Quanto ao tema da palestra havia escolhido antes mesmo de fazer o primeiro encontro havia escolhido há uns dois ano antes,  quando tive uma oportunidade de assistir uma palestra sobre o assunto na universidade. Assim como também peguei vários panfletos e programas do Festival Vertice Brasil ainda em 2012 quando eu já sonhava em fazer este encontro e entregar para cada participante conhecer um pouco mais sobre Magdalenas Projeto.
Mais o que foi mais que ficou em mim que me motivou a compartilhar isto com outras
mulheres? Penso que foram sensações, sentidos que percebi a partir da minha própria biografia com o que tenho de valores e que me comuniquei profundamente com o que é essa energia horizontal.  Julia Varley me ensina tanto com seu olhar,com seu sorriso largo e com sua presença! Desde a primeira vez que vi Julia sua força, sua forma de expressar-se no palco.
Vê-la em cena me fez questionar a mim mesma sobre que missão é a minha na arte! Vi-me nela , através da arte, sua missão, sua contribuição, sua arte,a atriz e toda sua busca,todo seu empenho,uma vida toda de dedicação para a arte. Pensei será que irei tão longe com arte?  Será que os dias passarão e eu estarei ali ainda em cena? Será? Será que minha idade será passada em cena de um palco? Como estarei?  Lembro-me que chorei o espetáculo todo e não parava! Uma emoção imensa uma mensagem forte daquela mulher estranha ainda para mim me passava tantas reflexões sobre minha missão na arte? Quando isso me ocorreu não conhecia magdalenas e não sabia nada sobre o projeto. Mais provavelmente meu espírito se comunicou com Julia e com todo o propósito da rede.
Diante da vida sinto a necessidade do encontro. Encontro com o outro e encontro com buscas que motivam minha alma acreditar na possibilidade disso. Sinto que não é simples proporcionar esta possibilidade: encontro com outras mulheres. Percebo que o tema da palestra deste segundo encontro tocou de alguma forma nos condicionamentos impostos culturalmente ainda estão muito presentes em nós (mulheres) e provavelmente precisaremos quebrar muitas cascas e romper muita portas e janelinhas para acontecer verdadeiramente o “encontro”.
Entre todos os caminhos que precisamos percorrer para chegar a possibilidade do encontro, provavelmente seja este o mais difícil de todos: conseguir que as mulheres se permitam a participar destes encontro. Como o próprio tema da palestra que sugere o Esforço Cultural nesta 17 edição: a atuação histórica da mulher piauense no campo cultural através da imprensa e da literatura!
Através da produção cultural as mulheres do final do século dezenove para inicio do século vinte,  elas reivindicavam um posicionamento na sociedade através de sua contribuição como artista. Durante a discussão percebemos que a mulher evoluiu em suas conquistas, mais que ainda precisam se assumir o que antes elas não podiam ocupar. Seja na literatura, na imprensa, no teatro,na música...
Percebemos que é ainda muito presente na mulher um condicionamento que á aprisionam ainda suas decisões, atitudes e pensamentos. Percebemos que é preciso avançar nisso e que a mulher possa libertar para encontrar a si mesma.
Percebemos a intolerância da mulher com a própria mulher em suas relações de trabalhos, a dificuldade em assumir as vezes ela mesma como mestra e ou uma outra mulher (como  mestra) onde possa lhe acrescentar algo.
Diante de tantos questionamentos, reflexões instigantes estamos impulsionadas para seguir mesmo diante de todas as coisas que surgiram neste dia para este II encontro ser possível.
Seguir com a certeza que será um passo após o outro e que todos os desencontros permitem a mim, ter a certeza que a missão de realiza-lo é tão forte como a força de encontrar a si mesma em meio ao mar revolto! 
Em meio ao mar, eu me largarei....

E que venha o próximo encontro!

Sandra Loiola

Comentários