Piauense aprovado Casa das Larajeiras- RIO DE JANEIRO


Curso de Teatro Prepara atores para voar alto: Do Piauí para Brasil!

Relato de Sandra Loiola:

Quando Igor me procurou no inicio do ano ele me relatou que havia feito uma inscrição em uma das maiores faculdades de teatro do Brasil a CAL(RIO DE JANEIRO) e que uma das etapas do teste seria a presentação da cena de BEIJO NO Asfalto de Nelson Rodrigues em que ele precisava representar um personagem. Na ocasião envolvia além da insegura normal de alguém que nunca havia participado de nenhuma experiência no palco, embora já tivesse participado durante dois anos de uma oficina de Iniciação Teatral comigo, havia toda uma questão de mudança de rotina de vida, de ter que sair de seu estado de origem para longe de sua sua família, novas escolhas profissionais,enfim.

O grande desafio foi dar tonos e verdade na atuação de Igor, envolvendo todo aspecto psicofísico e também sua voz, corpo,mente para está vivo em cena. Já que isso se trata de uma pessoa sem vivencia de palco, sem maturidade artística,sem experiência.



Sandra Loiola: Levamos uma vida para adquirir presença cênica,anos de uma vida toda para desenvolver todas as capacidades que um ator(a) precisa para esta em cena.



Tinha desafio de trabalhar em apenas um mês Igor que veio com dificuldades de expressão vocal, corporal e de consciência mesmo de tudo que envolva trabalho de montagem para uma personagem. 

 Mesmo com toda sua imaturidade de palco, todo a insegurança e medo sentia que ele estava empenhado em se dedicar e partir disso, começamos o trabalho que exigiu intensidade e estudo sistemático e prática.

O grande desafio era fazer ele ganhar segurança e desenvolver trabalho com verdade cênica. Além de conscientizá-lo da importância desta decisão e de sua responsabilidade quanto artista para seguir uma missão que exigi amor a humanidade e um grande compromisso com a sociedade através da sua arte. Este foi um estudo a parti para que ele saiba que o Teatro é uma arte grandiosa e que ele deve se elevar para exerce-la com intensidade e compromisso.



Criei um cronograma de estudo e iniciamos com estudo e através das Tecnica de Eugenio Barba desenvolvi toda presença e vida interna da personagem trabalhando com energia, para que o ator ganhasse presença cênica.

Após intensos dias de estudo teórico e aulas práticas, sempre passava atividades que ele pudesse desenvolver em outros lugares e ampliar percepções, ganhar conteúdo interno, desenvolver sensibilidade para personagem, partir disso fui desenvolver toda montagem de cena da personagem e dirigir o ator dentro da Situação proposta pelo autor dentro da cena. Isso exigiu uma analise minuciosa de todas ações do ator em cena para que ele estive vivo e de verdade em cena.


No ultimo dia de ensaio do trabalho convidamos algumas pessoas para assistir o resultado final apo´s um mês de trabalho e os depoimentos foram positivos.

Eu tinha a certeza da seleção de Igor após o resultado final do trabalho e após mês de trabalho intenso, logo recebi a noticia de sua seleção.




Relato do ator:Igor Almeida. Estudante. 22 anos.

Quando eu decidi que iria prestar vestibular para Artes Cênicas, pensei imediatamente na Sandra pra me dar auxílio e preparar para a prova prática e téorica. Como havia feito durante dois anos cursos de teatro com ela e conheci de perto seu trabalho, não tive dúvidas que ela seria a melhor pessoa para me ajudar neste desafio. É também uma relação de confiança muito grande que tenho no trabalho e na direção da Diretora.

O nosso trabalho de um mês foi bastante proveitoso porque aprendi mais na teoria e na prática sobre o trabalho do ator. Foi uma atividade bem intensa na qual focamos muito na energia. A Sandra apresentava exercícios para serem feitos dentro e fora de sala, já que o nosso tempo era curto, tudo sempre voltado pra cena que seria apresentada no vestibular. Eu comecei as aulas me sentindo bem inseguro, meu maior problema era conciliar corpo e voz, e com as técnicas que eram aplicadas percebi que na última semana já me sentia bem seguro. Durante a prova prática fiquei um pouco nervoso, mas lembrava sempre dos exercícios realizados em sala e voltava a me concentrar no que deveria ser feito. Passei e agora tenho me concentrado em como vai ser minha vida daqui pra frente, os novos desafios, as novas oportunidades.

Igor Almeida. Estudante. 22 anos.

Comentários

  1. Que felicidade em saber do crescimento e evolução do Igor! Parabéns, Sandra Loiola! Parabéns, Igor Almeida! Viva o Teatro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário