TITULO DE CIDADANIA TERESINESE - SANDRA LOIOLA






                                     Titulo de Cidadania Teresinense:
Sandra Nunes Bezerra nome de batismo se tornou Sandra Loiola, filha de um cearense e uma mineira. Nasceu em Osasco São Paulo e veio morar em Teresina Piaui quando tinha apenas apenas 2 anos.
Sandra Loiola, iniciou pela primeira vez seu contato com o teatro aos 8 anos de idade na periferia de Teresina e nunca mais conseguiu deixar. Hoje com mais de trinta anos na trajetória teatral, ela persiste na arte teatral e ver o sua ligação com o teatro como uma grande missão.

Nos últimos anos desenvolveu diversos trabalhos relevantes como: Teatro para mulheres Privada de Liberdade dentro do Penitenciaria Feminina de Teresina-  Grupo de Teatro Mulheres de Aço e de Flores iniciado em 2014  e que já beneficiou mais de 300 reeducadas. E por este trabalho foi indicado Prêmio Piaui Inclusão Social Sistema Meio Norte de TV, além do Prêmio Innovare.

No inicio de 2015 desenvolveu por meio do teatro uma das experiencias mais desafiadores com alunos do projeto UOC (Um olhar para a Cidadania- Instituto Comradio do Brasil)  com pessoas com deficiência visual. E muitos projetos com Crianças, Jovens e adolescentes da Periferia ao longo da sua trajetória teatral.
Desenvolve muitos trabalhos de Teatro ligados aos direitos humanos, pela paz, pela evolução do ser humano e pelo empoderamento da mulher na arte. 
E através de seu trabalho inclui diversos projetos sociais como forma de incluir e mudar a vida das  pessoas por meio da arte teatral.
Atualmente é Diretora do Grupo de Teatro feito por Mulheres: Puty Teatro Labore e desenvolve projetos voltados ao empoderamento da mulheres na arte e a evolução humana das pessoas por meio do teatro.
Em 2012 Criou o Encontro de Mulheres Artistas Criadoras do Piaui que faz parte da REDE Magdalenas que visa o fortalecimento teatral feito por mulheres,assim como desenvolver atividades voltadas a sociedade.
Além de atriz, é Diretora e professora de Teatro, Terapeuta Comunitária  Integrativa e Comunicadora Social.
Atuou em diversos grupos de teatro como atriz e isto lhe capacitou para arte teatral, é formada  pela Escola de Teatro Gomes Campos, em publicidade desenvolveu mais de 50 comerciais de tv para empresas.E Foi a primeira e única artista piauiense a ser selecionada para fazer curso com mestre do Teatro Mundial Eugênio Barba do Grupo ODIN TEATRET/ Dinamarca, em 2011 e 2012. Participou de diversos festivais nacionais e internacionais como atriz e diretora de Teatro.
Para Sandra Loiola: "Receber o titulo é um passo para aumentar meu compromisso e responsabilidade no meu fazer teatral, um compromisso em incluir pessoas, tocar a sociedade por meio de obras de arte que transforma e e possibilita tocar os sentimentos do homem e torna-  lo, feliz. E assim teremos um mundo de paz!





O Titulo de Cidadania no dia 25 de novembro, na Câmara dos Vereadores as 19:30 e foi concedido pela Vereadora Celene Fernandes(PRP).
Celene Fernandes que no momento da entrega disse:  " Que este trabalho desenvolvido por Sandra Loioladesde o momento que conheci na Penitênciaria Feminina de Teresina com o grupo de teatro montado por ela, o grupo Mulheres de Aço e de Flores , mostra que por meio do teatro Sandra emana a sua garra enquanto mulher e que sua atitude por meio da arte teatral e em todos os projetos realizados, não deixa de  ser um ato politico."
 E concluí afirmando:  "Este Titulo foi sugerido por mim, mais que este é um reconhecimento da Cidade de Teresina e de todos os vereadores que foram unanimes em assinar este reconhecimento. Enfatizou a importância de todos os trabalhos realizados pela atriz que contribuem com uma  sociedade melhor!"

Comentários