Filme Onde Moram os cavalos-marínhos





Nesta quinta , dia 23, no auditório da Faculdade Santo Agostinho aconteceu o lançamento do filme de media metragem Onde Moram os Cavalos Marinhos, o filme é uma realização dos alunos do Projeto UESPI EM TELA e TvM Filmes, tendo como produtor execultivo o competente Cicero Filho do filme Ai que Vida.

O projeto de extensão “Uespi em Tela contou com a participação de estudantes de diversos cursos da Uespi e foi gravado em sete cidades no Piauí e Maranhão. O trabalho será exibido pela primeira vez no dia 23 de Novembro, na Faculdade Santo Agostinho, em Teresina.

Mais que um curso voltado para exibição de filmes, o projeto de extensão “Uespi em Tela”, desde o início, preocupa-se em levar para todos os seus participantes, conhecimentos relacionados a cinematografia piauiense. Com oito meses de existência, o curso já abordou atividades voltadas à produção de roteiros para audiovisual, técnicas cinematográficas e outros assuntos promovendo a apropriação do conhecimento necessário para que os alunos da Uespi possam realizar suas próprias produções. O trabalho desenvolvido ao longo desses meses resultou no média-metragem “Onde moram os cavalos-marinhos”.




O filme aborda a temática introspectiva, a busca da felicidade e onde se encontrar as respostas. O média-metragem trata de forma sensível, a trajetória de quatro jovens: Benício (Péricles Sabóia), Artur (Alex Sandro Leão), Verônica (Magda Barbosa) e Laís (Anna Karoline Dourado) que, juntos, vão ao litoral do Piauí e como cada um deles compartilha suas experiências de vida, suas parcelas de sucesso, amor, conflitos. A narrativa se desenvolve a partir do relato dos personagens, construindo assim, uma relação de amizade e amor.


O cineasta Cícero Filho reuniu, por quase seis meses de gravações, uma equipe de 18 profissionais, entre eles estudantes de jornalismo, psicologia, biblioteconomia, direito da Uespi e de outras instituições, além da comunidade externa, para participarem da produção do filme. Durante as filmagens, os alunos atuaram no elenco e produção interagindo com a comunidade.


Muitos dos envolvidos com o projeto não são atores e não possuem grande experiência na área de produção audiovisual. Entretanto, isso não foi empecilho. Segundo Cícero Filho, foi um prazer oportunizar aos alunos o envolvimento com o cinema. "Eu adoro transmitir conhecimento e oportunizar essas experiências a alunos que não são artistas e tem interesse de saber como funciona o cinema. Foram descobertos muitos talentos e acredito que serão de grande utilidade para a vida de cada um, de como lidar com as dificuldades e resolver problemas", acrescenta.




"Fizemos um intercâmbio com atores profissionais onde foram transmitidos conhecimentos técnicos de encenação. Por fim, os alunos participaram em todos os seguimentos desde atuação, produção e direção, todos estiveram envolvidos" revela o cineasta.


Além dos estudantes da Uesp que protagonizam o filme, participaram também dois atores consagrados do teatro: Sandra Loiola e Maciel Julian como os país do protagonista Benício.


                                   Foto de divulgação: TESTE com Sandra Loiola e Periclés Saboia
O projeto UESPI em Tela visou estabelecer uma relação entre o cinema e a educação em nível superior. “Essa é uma forma de educar, possibilitando um conhecimento específico no campo da imagem e de sua manipulação, envolvendo outros elementos como o som, a edição e a iluminação”, explica o diretor. Os alunos, que iniciaram o projeto, tiveram aulas de Cinema – como indústria coletiva; de elaboração de roteiro; de produção e de iluminação. As aulas de atuação renderam a montagem da peça “Amor Perfeito”, apresentada, em fevereiro deste ano, no parque da Cidadania, em Teresina. “No projeto UESPI em Tela utilizamos o cinema como ferramenta de ensino-aprendizagem, oportunizando enfocar os aspectos culturais, históricos, literários e políticos da realidade, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa, não só na teoria, mas também possibilitando a realização de atividades práticas fora da sala de aula”, explica o diretor.




(Cicero Filho em entrevista na Premiere)



COMPARTILHEM:
 Dia 30/11/17 Estréia neste canal no Yutub:

TREILLER FILME:


Comentários