TEATRO NO AMBIENTE CORPORATIVO


 O Grupo Puty Teatro Labore foi convidado pela área de treinamento com parceria Couni Báhia e Piauí da Empresa Correios  para participar durante os dias 11,12,14 de junho da Semana da III Semana: Prevenção e enfrentamento a violência no trabalho
O grupo que já desenvolve projetos de relevancia social que refletem temas ligados aos Direitos humanos, pela paz recebeu o convite com grande alegria e assim contribuiu com o objetivos da empresa correios.  O Grupo  representado por Sandra Loiola desenvolveu esquetes relacionadas ao tema e durante os 3 dias fizeram Intervenção Teatral nos CDD e CEE áreas operacionais dos Correios para colaboradores em  mais de seis agencias.

 Agênda das apresentações do grupo: 
Dia 11/06-
CEE- 7:30
CDD LESTE:14:00
CDD NORTE: 15:00
DIA 12/06
CDD CENTRO /SUL: 14:00
CDD PARQUE PIAUÍ:14:30
CDD ITARARÉ: 15:00


 Atrizes: Tércia Maria(esquerda) e Sandra Loiola(direita)

São várias as consequências que são geradas pela violência e são vários os tipos de violências.

Várias formas de violência – A violência praticada no trabalho, seja ela física ou psicológica, ganhou destaque na mídia nos últimos meses depois de casos envolvendo pessoas famosas se tornarem públicos. Além disso, uma pesquisa realizada em 2016 com cerca de 5 mil usuários do site Vagas.com apontou que 52% dos entrevistados já sofreram assédio moral ou sexual no trabalho.
Segundo definição da Organização Internacional do Trabalho (OIT), violência no ambiente de trabalho é “qual­quer tipo de comportamento agressivo ou abusivo que possa causar danos ou desconforto físico ou psicológico em suas vítimas, sejam essas alvos intencionais ou obser­vadores não-participantes, envolvidas de forma impessoal ou incidental”. Os principais tipos são:
Assédio moral: “Toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comporta­mento ou atitude) que atenta, por sua repetição ou siste­matização, contra a dignidade ou a integridade psíquica ou física de uma pessoa, colocando em perigo seu em­prego ou degradando seu ambiente de trabalho”.
Assédio sexual: O assédio sexual no ambiente de trabalho é carac­terizado pelo constrangimento de colegas através de constantes cantadas e insinuações de forma inoportuna e indesejada para com a outra pessoa, com o intuito de obter vantagens ou favorecimento sexual.
Violência física: Quando se utiliza de força física para ofen­der a integridade e/ ou a saúde de alguém, a exem­plo de chutes, socos, empurrões, tiros etc.; ação ou omissão que coloque em risco ou cause danos à in­tegridade física de uma pessoa.
Valorização dos direitos humanos – Os Correios comprometem-se com a prevenção e o enfrentamento à violência no trabalho a fim de fortalecer a cultura de paz no ambiente organizacional. Ciente de sua responsabilidade social e atenta às políticas de valorização dos direitos humanos, a estatal é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres e aderiu à 6ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, do Governo Federal. Internamente, o Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos dos Correios inclui o enfrentamento ao assédio moral e sexual entre os seus principais objetivos, previsto também em Acordo Coletivo de Trabalho.
(Fonte: Correíos)

O evento contou além de outras ações, com palestra sobre a Prevenção e enfrentamento a violência no trabalho,  além de uma Vivência de Flores.
A vivência de flores foi realizada também realizada pelo grupo Puty Teatro Labore com a coordenação da professora Joilsa Costa que explicou:"Que o estilo Sanguetsu respeita e valoriza a Grande Natureza e possui como princípios básicos a Verdade, o Bem e o Belo. Seu objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e formar pessoas de mente e sentimentos belos.
A contemplação e a prática da Ikebana (vivificação floral) Sanguetsu conduz o ser humano ao autoconhecimento e à harmonia interior, desenvolve a sensibilidade e o senso estético bem como eleva a espiritualidade.
As vivificações florais transmitem uma força capaz de transformar o negativo em positivo, iluminam e purificam o ambiente, proporcionando paz e harmonia.
Esta atividade fez parte da abertura da palestra como forma de sensibilização e culminou as atividades realizadas durante toda a semana com a peça teatral.



 Sandra Loiola durante a Intervenção Teatral:Enfrentamento a violência no trabalho e por relações de paz!


Após a apresentação das esquetes atrizes falam  sobre anseio do homem por um espaço que exista a paz e de que forma cada um de nós somos responsável para fazermos de nosso espaços de convívio a paz: em casa, na comunidade e também no nosso trabalho. E convidam todos os funcionários para palestra sobre o tema que aconteceu dia 14/06 na sede central dos Correios.


Momento da vivência de flores(sanguetsu)



Na ocasião o grupo desenvolveu uma atividade com a Vivência de Flores com as professoras Joilsa Costa, Raimunda Ivo da Fundação Mokiti Okada.


Comentários