Imersão Teatral com Ana Luiza Firmesa





Em comemoração aos seus 10 anos de existência, o Puty Teatro Labore é coordenado pela atriz e diretora Sandra Loióla, promove a Oficina de Imersão Teatral  Canto, Dança, Poesia e Corporatura Nordestina com a atriz carioca e cearense Ana Luiza Firmeza . A Imersão acontecerá nos dias 26, 27, 28 de novembro de 2019, das 18h00 as 21h00 horas, na Academia do Belo localizado no Instituto Dourado, localizado no bairro de Fátima.  

A oficina de imersão teatral é inédita em Teresina e é direcionada para o público com idade a partir de 16 anos, profissionais das artes dramáticas, da dança e canto, mas é também direcionada para não- atores/ atrizes e pessoas de outras áreas profissionais que estejam em busca de aprimorar a criatividade, a performatividade e consciência corporal.

A imersão teatral é focada no teatro performativo, da construção dramatúrgica à elaboração do cenário e figurino, passando pela interpretação - presença da artista no aqui e agora. A oficina trabalhará também com uma noção de corpo que cria uma cena,  falando especificamente do teatro, mas também a partir de outras duas possibilidades:  o corpo enquanto dança e canto.

Segundo Ana Luiza Firmeza, o objetivo geral da imersão é criar outros mundos possíveis a partir da imaginação, “e também a partir da nossa resistência, da nossa luta nordestina e da nossa escrita. Por isso,  quem quiser  pode levar um texto próprio, escrito e memorizado e trabalhar nesse processo de uma escrita criativa autobiográfica a partir de um parágrafo ou uma página”. O texto deve abranger a história do próprio autor,  suas origens, seus atravessamentos, lutas e desejos .

De acordo com Sandra Loióla, a oficina de imersão é útil para todos os públicos que tem afinidade com artes e sentem aspiração para a criação, pois ela ajuda a despertar a criatividade. “Além disso, eles vão ganhar consciência corporal a partir do encontro de memórias da própria história de vida”.  O encontro de Sandra Loióla e Luiza Firmeza aconteceu durante a Residência na Arte Secreta do Ator com mestre mundial Eugênio Barba e Julia Varley em 2012.

Conheça mais quem faz a Oficina de Imersão Teatral

Ana Luiza Firmeza Rocha

É atriz, poeta, autora e professora de Teatro. Carioca de raízes ancestrais nordestinas, cearenses, quixadaenses. Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio com período sanduíche na Université Paris VII - Sorbonne Paris Cité. Pesquisadora associada do Collège de France e formada em Artes Visuais pela École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris. Possui especialização em Estudos Teatrais & da Performance pela Universidade de Edinburgh e Graduação em Artes Cênicas pela UNIRIO. Professora de Licenciatura em Teatro na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - UFPA. Morou no Continente Africano, no Senegal, onde ministrou cursos de Teatro para o orfanato Keur Mame Sophie ligado à Cheikh Anta Diop University.

Realização:  Puty Teatro Labore

O Puty Teatro Labore foi fundado em 2009  a partir do sonho da atriz e diretora Sandra Loióla de criar um grupo com a missão de construir uma nova cultura na forma de pensar, sentir e vivenciar a arte teatral. Desenvolve formação e treinamento, produções culturais, peças teatrais e projetos de relevância pioneira que possam interferir em contextos sociais que transformem a vida das pessoas. O Puty Teatro Labore é reconhecido por lei municipal que o declara utilidade pública no âmbito do município de Teresina.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por este site, com pagamento em todos os cartões ou à vista direto com Sandra Loióla e Rebecca Mattos nos telefones (86) 9 9440 3515 ou (86) 9 9948 4555.
Além de uma contribuição de um kilo de alimento não perecível para Projeto Social Casa do Maninho.
Vagas Limitadas.

Contatos:
Local Academia do Belo
Endereço: Localizado no Instituto Dourado que fica na Rua Dermeval Lobão, 1985 ou (1085 pelo Google Maps) Bairro de Fátima
Teresina-PI
Referência: Se você vem da ADULFPI em direção ao Riverside pela Av:Ininga, após cruzamento da Av: Dom Severino, dobre a rua à direita. Fica na próxima esquina à direita.
PLANTÃO PARA INSCRIÇÃO:
Aos SÁBADOS (16: HS as 18:HS   )
Intagram: @putyteatrolabore



Comentários