Depoimentos das alunas da Escola de Teatro Gomes Campos sobre a Intervenção: UM Olhar para a Cidadania
Raina Costa: 1° MODULO TEATRO
Luz
e escuridão
Míseros minutos, na escuridão eu estive, ali, sentada, de olhos vendados
se sentindo atada. Espera, espera tudo, ouve tudo, tudo ao mesmo tempo.
Desespera com o escuro, com o escudo que se impôs, ali sentada, de olhos
fechados, na escuridão, no meio do caos. Presa... Coopera... Sente. No sentido
de sentir, de se deixar esvair por outros meios, sem rodeios, surgem novos
cheiros, novos sons, distintas vozes, amistosos toques.
Enxerguei de olhos fechados, me vi, não era mais escuridão, era somente
outro tipo de luz, vi de outro jeito, outro efeito sentiu o espaço, as pessoas,
senti sem os olhos de forma crua, nua, sem os enfeites da luz.
E nessa vida de caminhos erráticos, não somos todos cegos de algum jeito?
A passear os olhos apressados, sem ver direito, ficando preso na superfície
brilhante das cores, sem o sentir de cada coisa? Ter os passos seguros e sem
medo frente a escuridão. Afinal o que é ser cego?
LÉIA
LIMA SOARES :1° MODULO TEATRO
Participar
da dinâmica realizada na sexta, foi uma oportunidade de experiência como é
viver sem a visão, um dos sentidos fundamentais do corpo. Inicialmente fiquei
bastante inquieta e com vontade de retirar a venda dos olhos. Quando alguém
falava, sentia dificuldade em entender por não estar associado a visão e até
mesmo duvidava se estava identificando corretamente a voz dos meus amigos
presentes.
Acredito que seria importante para muitas pessoas
vivenciarem tal experiência para que sejam sensibilizados quantos as
dificuldades e limitações que passam as pessoas deficientes visuais que
necessitam de acompanhamento e de todo um aparato adequado nas cidades para que
possa auxiliá-las no cotidiano e facilitar a condução nas
ruas da cidade.
Além disso, é preciso que todos reconheçam a importância de
políticas públicas direcionadas não apenas para deficientes visuais, mas também
auditivos, cadeirantes, dentre outros grupos tratados com invisibilidade na
sociedade, mas que em muito contribuem com talento e força de vontade, tal como
foi possível ver nos relatos orais dos participantes deficientes visuais
durante a dinâmica.
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