Escola de Teatro recebe intervenção do projeto “Um Olhar para a Cidadania”

Escola de Técnica de Teatro Gomes Campos recebe intervenção do projeto “Um Olhar para a Cidadania”

 Conhecer e refletir sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia por tantos deficientes visuais. Essa é a proposta dos alunos atendidos pelo projeto “Um olhar para a cidadania”, que vão mostrar um pouco dessa realidade através do teatro. O local escolhido para essa intervenção, que traz como tema “Quais os maiores desafios de ser cego?”,  é a Escola Técnica de Teatro Gomes Campos.
 A apresentação é resultado da disciplina “O Corpo Fala”, do curso de TV e Rádio da Comradio, responsável pelo projeto. À frente da disciplina está a atriz e professora Sandra Loiola, que também integra o quadro da Escola de Teatro . “A escola forma artistas e eles tem uma responsabilidade muito grande em relação às suas obras. Com essa intervenção queremos despertar a sensibilidade dos alunos para as dificuldades enfrentadas no dia a dia dos deficientes visuais. Essa mensagem pode ser levada adiante e provocar a mesma reflexão em outras pessoas”, explica a professora.
 A apresentação vai aconteceu no dia 29 de abr a partir das 16 horas. Ao contrário do que muitos podem pensar, a deficiência visual não conseguiu limitar o talento dos alunos inseridos no projeto. “A deficiência visual não os limitam a nada. Pelo contrário, eles têm uma sensibilidade, habilidades  emotivas e sensoriais potencializadas de uma forma mais profunda que as pessoas que não tem deficiência visual”, completa Sandra Loiola.
 Durante a intervenção haverá apresentação  de músicas autorais, além de jogo teatral (olhos vendados) com alunos o projeto e alunos da escola. Cenas curtas pretendem mostrar algumas situações que envolvem, por exemplo, a dificuldade de acesso ao transporte público. 
“Participar do projeto é uma grande oportunidade de incluir pessoas numa arte que possibilita um crescimento pessoal e social enorme para todo ser. Acredito que através das habilidades das artes dramáticas eles irão potencializar ainda mais suas capacidades de comunicação, de relacionamentos e expressão de seus valores”, diz Sandra. 
Para o coordenador do Projeto: Jessé Barbosa
O PROJETO Um Olhar para a Cidadania, pretende através da comunicação empoderar as pessoas com deficiência visual, para que elas, sem necessidade de mediação, pautem, debatem e provoquem reflexão na sociedade sobre seus direitos e deveres. O objetivo é debater e apresentar soluções concretas que favoreçam a inclusão das pessoas com deficiência visual no mundo dos com visão, através do rádio, bem como utilizando a internet como plataforma.


Comentários